sábado, 28 de agosto de 2010

Backup em termos gerais

Olá!

Após alguns meses sem escrever vamos lá!
Será bem genérico este primeiro artigo.

Backup um item esquecido por milhões de cidadãos no mundo todo!

Na maioria da vezes quando fez, foi no sem querer.

Mas devemos tomar cuidado com nossas informações, pois a somente a nós nos interessa.


Nunca confie em hard-disk ou pendriver. As mídia as mais confiáveis são aquelas menos dinâmicas como um CD, DVD ou no casos extremos unidades de fita. Digo algo sobre pendriver, queimou não perca tempo procurando conserto. Os Hard-disk ainda tem esperança desde que não sejam do tipo SSD.

A frequência mais sugerida pra backup é sempre e a todo instante, mas isso sai caro demais e demanda talvez uma quantidade de espaço absurdo. Deve ser ponderado com o valor de prejuízo com a frequência/periodicidade.

Já vi empresas irem a falência após o roubo de seus equipamento e de seus backup que geralmente ficam no próprio local. E aquelas que em algum momento o fizeram e não estava no local do roubo, mas estava longe da realidade. A melhor coisa para seu backup é sempre manter distante do local de origem.

Hoje novamente a onda de salvar arquivos na rede de serviço de internet. Pode ter apenas o espaço em discos ou então um serviço altamente profissional com garantia de recuperação. A programas que adaptam sua conta de e-mail pra fazer as vezes de um hard-disk facilitando inúmeros programas.

A questão de programas, existem diversos mas geram um dos dois tipos de resultado:
  • arquivo único;
  • sincroniza diretórios;
Alguns melhores os dois tipos!

Se tiver em sua empresa e tiver um servidor de arquivos prefira em primeiro o que sincroniza com diretórios e depois no servidor o que cria o arquivo único.
Do arquivo único utilize os tipos de arquivos que possa ser abertos por qualquer programa fora do sistema e da plataforma. Sugestão é o velho e bom zip.

Vamos a um resumo abaixo:
  1. Mídias removíveis do tipo CD;
  2. Arquivo único o formato zip é uma boa;
  3. Sincronize com algum servidor na internet.
  4. Faça com a maior frequência;
  5. Redundante com a menor periodicidade;
  6. Mantenha o mais longe possível do local de origem;

Bom Backup!

Nenhum comentário:

Postar um comentário