quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Fique longe do Windows 8


Mais uma vez, outro Windows,  nova interface, novos bugs , novas brigas de downgrade. Listei uma série de fatores que vão motiva-lo a ficar com qualquer coisa menos o windows 8.
Em um primeiro momento a Microsoft fez sua lição de casa e faz um sistema atraente e de fácil uso para uma nova geração de hardware e de usuários. E como sempre seremos seu beta-tester de campo.

Desesperados em garantir um mínimo de upgrade para o ano de 2013, lançam artifícios de preço baixo R$29,00.
Mas o mercado anda muito receoso, principalmente o corporativo, que se retraem e se fecham.

Veja o que mais  assusta:

 

Interface Metro


Está interface construída principalmente para o mercado de mobile(smartphones e tablets) é a primeira barreira. Em um mundo que ainda existiram por muitos anos os desktops foi uma pisada feia da Microsoft. Elaborada principalmente para um publico mais jovem e não para um publico mais corporativo.

Falta de integração


A transformação do desktop em um simples item de menu sem barra de tarefa é o que mais choca.
Mas o DESKTOP não morreu, agora é apenas um item no menu estranho, sem barra de tarefas. O menu iniciar voltou a ter a cara do windows 95 e fica oculto no canto inferior esquerdo da tela.

Internet Explorer


Por incrível que pareça dentro deste sistema temos a aparência de possuir dois navegadores independentes um para desktop outro para a interface metro. Pois quando se classifica um site favorito no metro, o desktop não aparece e vice-versa.
Outra coisa que não se tem é a possibilidade fácil de se instalar outro navegador, mas a União Europeia já corre atrás deste item.

Windows App Store


A loja de programas da Microsoft, que funciona da mesma forma que no IOS e no Android, é nosso próximo pé no sapato.
Se aplicar a mesma politica da Apple não teremos programas não credenciados pela mesma. É caro demais para empresa de pequeno porte e programadores FREE. Atualmente o repertório da loja é infinitamente menor que qualquer em sites do tipo Download existentes. Há ainda a possibilidade de monopolizar o sistema de pagamentos na compra de programas como a Google andou praticando.
E não existe a possibilidade de deixar a loja totalmente livre, pois correriam o risco de serem processados pelos programas vendidos. O que irá surgir será um tipo de Jailbreak praticado no produtos da Apple.

Security Boot


O item de segurança mais limitador, pois o hardware comprado só poderá ser usado com uma certificação reconhecida no software. Atualmente é  vendido o certificado e os sistema operacionais terão que apresentar ao hardware para dar continuidade ao boot.
Isto significa que um hardware com este recurso não rodará nada abaixo do Windows 8,  se você possui um Windows 7, VISTA ou XP licenciado não fará diferença, pois estes não possuem o recurso.
Há no Mundo outro sistemas operacionais como Linux, android, MACOS, etc. Todos serão excluídos.
Então não existe possibilidade de downgrade.

Incompatibilidade de programas


Todos os programadores terão mais o que fazer, pois não é garantido compatibilidade, exceto os que foram escrito especificamente para o Windows 7 e somente na Versão PRO rodará.

Integração com o LIVE


É o sistema que autentica quase tudo e principalmente o hotmail. Que eu saiba ainda é invadido. E abre a possibilidade de mais um mecanismo de invasão no sistema operacional.

Sem suporte de fabricantes


Comprou notebook, desktop e fez o upgrade, a maioria dos fabricantes não darão suporte a este sistema seja em driver ou defeitos.

Prós e contras ditos em vários artigo espalhado na internet, o fato é que o mercado dirá que vai vencer. Mas a Microsoft possui poder de sobra para mudar.

Até a Próxima!

Talvez goste de Ler:
  1. Motivos para atualizar para windows 8
  2. Edições do windows 8 será 3,5?
  3. Windows 8 Consumer Preview - visão rápida

Fonte:
  1. http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2012/10/18/pros-e-contras-de-tablets-windows-8-nas-empresas/
  2. http://idgnow.uol.com.br/ti-pessoal/2012/10/24/opiniao-por-que-voce-nao-deve-migrar-para-o-windows-8/ 
  3. http://blogs.forumpcs.com.br/noticias/2012/10/24/windows-8-%E2%80%9Ce-o-fim-do-windows%E2%80%9D-prediz-ceo-da-salesforce/

18 comentários:

  1. Espero que o Windows 8 seja um grande sucesso, o mercado de tecnologia precisa disto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar. O mercado da Microsoft visado é primeiramente a dos usuários finais. O que vai depender de quem e de quanto será o valor dos produtos envolvidos. Já no mercado corporativo vai demorar um bocado, pois tem gente que ainda sofre com o fiasco do VISTA.

      Excluir
  2. A microsoft está inovando. Mais cedo ou mais tarde, todos vão acabar seguindo esse mesmo rumo. O mercado de smarts e tables é o que mais cresce no mundo da tecnologia e essa é a grande pedida para o futuro. Mais uma vez eles saem na frente acompanhando o que é a tendencia da maior parte da população. Não é a toa que o sistema operacional deles está em mais de 95% dos computadores do mundo. Aos poucos o sistema vai melhorar ainda mais. O q eu vejo é mta especulação por parte daqueles que são conservadores e nao gostam de mudanças. Não tem mais jeito pessoal! Depois da internet o mundo se transformou numa constante mudança.. minuto a minuto..

    ResponderExcluir
  3. materia muito tendenciosa, pois mostrar so o lado ruim vcs sabem ne?? mas falar dos lados bons...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar. Eu escrevi sobre o lado bom antes do lançamento. Veja o artigo anterior. http://www.tecnicofederal.com.br/2012/10/motivos-para-atualizar-para-windows-8.html.

      Excluir
  4. Amiguinho, se atualiza, muita coisa nesse post esta completamente errada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho também uma lista de referência sobras as informações de fontes confiáveis. Que fica no fim do artigo. Assim poderá checar.

      Excluir
  5. parabens pela sua postagem vou adicionar seu blog como favorito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!!! Ainda sou novato nisso. Mas muitos amigos gostam de ler meu ponto de vista.!

      Excluir
  6. Achei o windows 8 muito chamativo, escandaloso, colorido, horrível,a maioria (a grande e imensa maioria) que é mais conservadora e discreta, que usa o pc para trabalhar vai acabar migrando pro IOS ou Ubuntu ou fazendo de tudo para continuar com o windows 7 até não ter mais jeito!

    ResponderExcluir
  7. Pra mim o Windows não passa de central de diversão. Com o Linux adentrando a esse mercado de diversão a tendência é ele se tornar cada vez mais popular.
    Mas na boa quero mais que o Windows seja rum pra caralho. Pois só assim para os bancos oferecerem suporte para todos os navegadores. Coisa mais desagradável que tem é vc ter que manter o IE no seu computador e ter que usar-lo só porque o maldito banco não oferece suporte para seu navegador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar! Vejo que um fã do linux, mas temos que ficar de olho em todos os sistemas, pois é que mais sofremos é fazer iterações.

      Excluir
  8. Muita gente no mercado corporativo ainda usa o windows xp, acho essa mudança tão drástica desnecessária, mas existe uma grande indústria de software, e ela diz que tem que se criar algo novo mesmo sem necessidade. Que venha e quebre a cara, não saio do meu ubuntu.

    ResponderExcluir
  9. "Isto significa que um hardware com este recurso não rodará nada abaixo do Windows 8, se você possui um Windows 7, VISTA ou XP licenciado não fará diferença, pois estes não possuem o recurso.
    Há no Mundo outro sistemas operacionais como Linux, android, MACOS, etc. Todos serão excluídos.
    Então não existe possibilidade de downgrade."

    Essa sua informação está errada. O Linux já tem suporte ao UEFI desde 2006, portanto, ao SecureBoot, então, este poderá ser instalado em máquinas com esta tecnologia, além do mais, a EFI do Mac pouco se diferencia da UEFI, então, poderá também ser usado com este hardware.

    Outra coisa é que a UEFI tem a possibilidade de desativar o SecureBoot. Agora você já se perguntou o que é SecureBoot? Apenas um programa da UEFI que impede que o setor de boot seja regravado no HD, o famoso MBR, e desde que foi pensado, essa possibilidade de ser desativado foi implementada.

    Não sei que tipo de técnico desinformado é você, mas já deveria saber deste detalhe. Você deve começar a ler mais um pouco sobre tecnologia antes de postar besteiras medonhas que só um ignorante postaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a coisa fosse tão simples não haveria motivo da da FSF compra as licenças da Microsoft e depois ainda haver uma campanha intensa para manter a opção de desabilitar. Veja abaixo:
      http://goo.gl/D38LF
      http://goo.gl/JDFV4

      Excluir
  10. Bem,acabei de instalar e não ví nenhuma dificuldade.
    Aumentou a velocidade de aceso aos programas,achou virús e outras ameaças automaticamente numa outra hd,rodou meus programas antigos,como Apex,Artcam,Photo Shop,sinceramente? Qualquer criança com um dia já fica expert.O resto é saudosismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação. Que legal, mas a Microsoft não garante, somente em testes práticos. Poderia postar as versões dos programas! Veja o lado bom: http://goo.gl/hz0iV

      Excluir
  11. Instalei o Win 8 Pro rapido porem a velocidade de download caiu de 1.5mb para 150kbps isso só no pc que esta com Win 8 Pro

    ResponderExcluir