sexta-feira, 2 de março de 2012

Web Desktop - Uma área de trabalho nas nuvens

http:/www.cloudme.com
A computação distribuída(nuvens) ou cloud computer, já deixo de ser tendência. Armazenamento é seu foco primordial, mas há áreas ainda a serem exploradas.
Um deste é ter seu próprio desktop(área de trabalho), o mesmo do windows, sempre disponível em qualquer lugar e ainda em português Brasil.
Todos os programas necessário e bem conhecidos a mão. E o melhor de tudo sem bagunçar ou deixar na máquinas de terceiros(lanhouse). Ficar em um ambiente conhecido dentro de sistemas as vezes estranhos como MAC/OS ou distribuições Linux

Faz já alguns anos que estou cadastrado no cloudme.com(antigo icloud.com), o que me chamou mais atenção para esta empresa de cloud computer, era seu sistema de armazenamento casado com um desktop virtual.
O conceito é simples e de muita utilidade, além de deixar seu documento, foto, vídeo e música, tem a disposição uma série de aplicações, também criadas em ambiente cloud computer, seja próprio ou de terceiros, para edição e criação dos mesmos.
Vantagem é que não importa qual servidor saía fora do ar, seu desktop sempre estará disponível, junto com seu documento.
No desenvolvido inicial era para operar inclusive em smartphones, hoje já não tem.
Infelizmente a dinâmica de navegadores e sistema operacionais móveis, junto com a baixa procura, faz com que este promissor conceito se estagne.
Veja a tabela abaixo:
Tenho um artigo "Dois programas com uma só javada" que ensina a instalar o java da sun e ambiente Linux, pois com o icedtea(java GNU) não funciona. Assim a partir do firefox 3.6 já pode ser acessado e na data de publicação deste post funcionado bem com o firefox 10.0.2 em Linux.

O sistema operacional 
E falando no Windows e no Linux, este sistema é desenvolvido em XIOS, onde o"x" vem de xml(eXtensible Markup Language), isto é, uma linguagem de programação voltada pra internet. Um sistema operacional que menos se envolve com o hardware local.
Criada pela Xcerion, formada por ex-membro da microsoft, e baseada em servidores AJAX, onde a ideia inicial era liberar o desenvolvimento de produtos.
Para ficarem ainda mais parecidos com um sistema operacional disponibilizaram um terminal para criação de script.

Começando
Feito o cadastro você adquire um espaço gratuito de 3GB, que pode ser usado com os outros produtos da empresa.Mas vamos ao link especifico do web desktop http://os.cloudme.com/
login do xios

A mensagem de erro em amarelo se apresenta porque estou no Linux-Ubuntu.
E podem esquecer o chroma, não funciona até hoje.
opções do login
Além da área de trabalho(desktop), podemos acessar exclusivamente alguns serviços.
  1. Calendário
  2. Console
  3. E-mail
  4. Fotos
  5. Remote
O acesso apenas a estes serviços torna a carga do sistema muito mais rápido e consome menos memória. Mas fica preso a somente eles, para acessar outro serviço é necessário fechar(logoff)

Área de trabalho
Após alguns segundos podemos ver uma área de trabalho muito similar ao windows.
Muito fácil de usar
Tem aquele visual bem conhecido do windows vista, com direito até a barra lateral com relógio, calendário entre outras coisas.
Além da barra de tarefa clássica na parte inferior com o botão iniciar e relógio, temos uma barra superior, algo típico de ambiente Linux e MAC/OS, onde tem botão de busca, um acesso rápido ao disco virtual para gerenciar e fazer uploads e um acesso imediato ao seu perfil(Meu Cloudme) no canto direito.
O Cloud Drive - Disco Virtual

Acesso ao seu perfil

Botão Iniciar
Iniciar do XIOS
O botão iniciar deste ambiente como pode ter visto acima, também tem uma aparência clássica. Mas com três menus internos, programas, social e suporte(help).
O ESCREVE primo do wordpad

O item interno a esquerda de programas  são programas integrantes ao sistema, infelizmente nem tudo é realmente casado ao XIOS como o Filme, que não rodou sobre o Linux.

Jogos

Menu de jogos
No quesito jogos em relação aos outros sistema operacionais é campeão.
Com alguns clássicos como sonic, pacman, mario e paciência(soltaire).

Alguns games em ação



Office
Como alternativa a suite de escritório da microsoft temos o Zoho, este serviço é integrado e não parte do ambiente e pode ser acessado avulso no site próprio.
O motivo de uso é o fato de poder manipular os arquivos dentro do disco virtual, diferentemente do Docs da google.
O Office do sistema
Cliente de e-mail

O calendário, contatos e e-mail são parte do sistema e são integrados entre si, sendo que o e-mail só trabalha com protocolo imap .

Internet
O menu de internet deixa a disposição o acesso ao maps da google e um comunicador de protocolo diversificados.

Menu de recurso que usa internet (Linux)
Aqui a diferença entre Windows e Linux se tornam visíveis. No Windows com Internet explorer 7 ou maior, existe um terceiro item no menu que é navegar, mas funciona mais como um enfeite, pois ele simplesmente abre um frame e nem toda página web roda, um exemplo e o Orkut.
O maps permite que salve o mapa em seu disco virtual com extensão xml.
Primo do MSN

O comunicador é multi-protocolo, isto é além do msn aceita o talk entre outros. Ele permite compartilhar e receber arquivos em seu disco virtual.

Mídia
Com apenas três recursos, sendo que Fotos é parte do sistema é um visualizador com a capacidades infímas de edição de imagens.
Menu mídia

O grooveshark e Pixlr são integrados ao sistema e podem ser acessado em seus devidos sites, mas fica muito comodo dentro do sistema.
O groveshark é um player mais pra sintonizar rádio on-line, enquanto o Pixlr é um editor básico de imagens.

Utilidades
Menu similar ao acessórios,com itens básicos de uso como calculadora e bloco de notas
Menu Utilidades(acessórios)
Alguns utilitários abertos
Painel de controle
Possui um local centralizado pra configurar algumas características de seu ambiente como papel de parede, tamanho de ícones, linguagem, horário e etc.
Painel de controle
Veja seus arquivos
E por fim temos o equivalente ao gerenciador de arquivos tanto do windows como do Linux. Como é visto a estrutura é bem grande e bem familiar.
Equivalente ao windows explorer

Então o que espera! 
Experimente este serviço já para familiarizar. Um dia você usando para trabalho.
Se não isso, um ambiente mínimo para poder editar suas fotos e documentos.

Até a próxima!

Fontes:
cloudme


Nenhum comentário:

Postar um comentário