sexta-feira, 25 de maio de 2012

Edições do windows 8 será 3,5?

A evolução desde o Windows 98
Microsoft com seu novo produto tentará simplificar desta vez  ficará limitado a 3,5 versões!!!!! Digo desta maneira, pois no blog deles se encontra a lista das três versões, mas no final do rodapé muda tudo.

Edições para que servem? 



Depois de um software funcional porque dividi-lo em edições?

Na verdade isso é um método de poder arrecadar mais dinheiro e mercado. Com a desculpa de adaptabilidade de mercado. Como exemplo o ultimate do windows 7, feito e funcionando, os programadores começam a simplesmente desligar funções pra criar versões inferiores, para gerar um custo ilusório. Já que os integradores (HP, DELL, positivo e etc) acham pagam menos. Mas de tantas versões criadas somente três conseguem ir para frente, o restante costuma gerar apenas mais brecha de  segurança e uso desnecessário de suporte.

Vejamos um resumo, de visão pessoal, das versões do Windows.

Windows 3.1 e 3.11

Interface gráfica nem era sistema mas uma interface para o DOS
Interface gráfica de DOS, essa era a realidade
Estes são verdadeiras evoluções e não edições. O windows 3.1 não tinha capacidade de conexão de rede, mas o 3.11 também conhecido como workgroup apresentou o inicio de uso de protocolos de rede e compartilhamento de arquivo, principalmente com o protocolo IPX da novell. Veja aqui que a microsoft não criou primeiro o 3.11 e depois desligou os recursos de rede para gerar o 3.1.
Isso tudo é para quem se lembra deles. :)
Esses nem eram sistemas operacionais, mas sim interfaces gráficas para esconder o limitado MSDOS. :D

Windows 95 e 98 

Sistemas operacionais  de edições únicas e funcionais. Sem problemas e fácil de entender. Sendo que o 98 sofre grandes aperfeiçoamentos em relação a internet e protocolos de rede.

Windows ME

Windows millenium, que na minha opinião era o alpha do XP, também edição única.

Windows XP 

Onde começou está história, o primeiro foi o professional onde todos os recursos estava disponíveis e funcionais, mas a um alto custo, isto visto do integradores como a DELL, HP e os outros. Então a microsoft pra ajudar na venda de hardware e não perder nada do mercado, criou o home. No home se desativou os recursos avançados de rede, acho que deu mais trabalho recopilar e com isso criar mais brechas de segurança. No mercado asiático, onde estava difícil a conquista, pois o XP perdia mercado para versões anteriores como o 98 e ME, em uma desesperada jogada a microsoft criou o Start Edition, onde por incrível que pareça para justificar perante ao mercado e ao publico em geral, foi limitado o número de janelas abertas(três apenas) e número de drivers instalados e compatíveis tornando o produto final um verdadeiro pesadelo a um usuário final. Afinal o usuário queria instalar uma impressora ou webcam e está edição tosca não permitia, sem falar de chamados de travamento e reinicialização causados por abrirem mais de três janelas.
Até aqui contamos três edições. Uma observação o start editon somente vendidos a integradores.

Windows Vista 

Um fracasso na minha opinião, o desespero de cumprir a meta de  lançar no menor prazo possível uma nova versão e forçar a migração. Lento, com exigência de hardware fora de mercado e realidade. Neste temos além dos três, surgem mais que nem quero comentar muito ou ficarei um dia falando disso. Mas os únicos que dão pra se usar seriam o ultimate, business, home premium. Mas o meio dessa zona dentro das novidades de virtualização foi desenvolvido não uma edição, mas sim uma licença. O de uso em máquinas virtualizadas.Veja mais aqui na wikipedia, pois na Microsoft não contam versões vendidas para os integradores aqui.

Windows 7

Finalmente é operacional, estável e rápido para diversos hardware, também veio com mesma quantidade de edições, mas com alguns nomes diferentes. veja aqui.

Windows 8 

Foi desenvolvido na visão dominante do tablet como hardware popular, com sua estranha interface em uso desktop, tem confirmado até o momento três edições, mas no blog oficial se encontra uma nota de rodapé sobre a edição Enterprise.
Apesar das versões desde o Vista atenderem os tablets, nunca se destacaram no mercado.
O reduzido numero de edições, neste momento, seja originado mais pelo hardware. Digo isso pois veja que as edições 8 e PRO atendem a processadores derivados Intel. A edição RT fica sobe medida a processadores ARM, que equipam os atuais tables e smatphones. A edição Entreprise que não foi confirmada e nem negada atende a plataforma Azure(cloud computer).
Mas se acha que escapou da diferença entre home e Professional se engana.
A edição 8 é equivalente a home premium e  edição PRO a professional.
A edição PRO tem tanto recurso que poderia ser chamada de ultimate, dentre o liberado está os recursos para máquinas virtuais.
O RT tem algo já pré embutido o MSoffice, tão desejado para os tablets atuais e não disponível na edição 8 e PRO.

Mas não amoleça e fique atento a detalhes de uso das licenças, principalmente no que se refere a máquinas virtuais. Se usa licença LVM, mais atenção ainda.

Até a próxima!

Fonte:
  1.  http://www.pcworld.com/businesscenter/article/253990/windows_8_which_version_should_you_choose.html#tk.hp_new
  2. http://techland.time.com/2012/04/17/windows-8-versions-the-news-is-mostly-good/
  3. http://windowsteamblog.com/windows/b/bloggingwindows/archive/2012/04/16/announcing-the-windows-8-editions.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário