domingo, 12 de julho de 2015

Isolando aplicativos JAVA em páginas WEB

Um desafio foi surgiu na minha frente, uma série de clientes com problemas de execução de JAVA applets em diferentes páginas WEB devido a versão desatualizada de JAVA.

Com o JAVA versão 1.8, que tem a tendencia de remover as versões antigas e sites de bancos que obrigam a utilizar o java mais atualizado, diversos outros sites que não fazem a atualização de suas aplicações ficaram inoperantes.


O ambiente em questão é o HOD da sepro, cuja a ultima modificação ficou em 2004.
Este obriga a utilizar o JAVA 1.6, sendo mais limitante devido a tecnologia a não ultrapassar a subversão 30.

Os ambientes testados foram um WINDOWS 7 com JAVA 1.8.0_45 e um XP sem JAVA.

Em ambientes portable existem os navegadores e os javas de diversas versões. Mas tem que ter cuidado ao selecionar, pois mesmo os navegadores com definição de segurança desligados não executam o applet JAVA antigo corretamente.

Como solução de contorno antes do portable:
  1. Remoção temporária do JAVA mais atualizado e a instalação do JAVA mais antigo. Está solução além de trabalho, pode devido ao fato de reinstalar inúmeras vezes o JAVA, acarreta em problemas com o Windows.
  2. Máquina virtual, mas há um uso alto de recursos que nem todas as máquinas dispõem. Muita memória, processamento e espaço em disco para um aplicativo de pouco bytes de tamanho. Digo isto, pois para ter uma máquina mínima é necessário alocar uns 512MB de RAM com uns 8GB de disco, fora o processamento que consome.
O que é portable

Mas com a existência de aplicativos portable, isto é que podem ser executado sem instalação de um pendrive, que tem como umas das definições um isolamento parcial do ambiente operacional que é executado sem a necessidade de virtualização.

No caso foi determinado que a versão 10 do Firefox em combinação com a versão JAVA 1.6.0_23, foi que executou com maior acerto.

Pode ser feito o downloads dos dois itens.
O JAVA portable

A instalação dos dois aplicativos tem que ser feito em um mesmo diretório, tomando cuidado com o JAVA portable, pois tem que ficar em uma pasta chamada CommonFiles, pois somente assim o Firefox portables pode detectar todos os itens no JAVA.

Ficaria algo assim a estrutura de pasta:

[ c: ] -+
           |----portable--+
                                  |
                                 +---FirefoxPortableESR
                                  |
                                 +---CommonFiles\java

Depois de instalado é possível executar o configurar o JAVA portable e desligar as atualizações automáticas.

O Firefox Portable

No Firefox que que fazer 3 ajustes:
  • Desligar a atualização automática do navegador via opções;
  • false para o plugin.scan.pid.all em about:config;
  • false para o extensions.blocklist.enabled em about:config;
Nota-se que isto torna este navegador extremamente inseguro, mas como está projetado para acesso apenas a alguns link, não é um problema.

Comentando o porque das configurações acima.
O Firefox 10 se mostrou o mais estável para a função e qualquer atualização acima desta versão pode tornar está solução instável.
O plugin.scan.pid.all serve para complementar o navegador com outro plugins que estão no equipamento, isto inclui o JAVA mais atualizado e assim se tornando a preferência na execução do applet JAVA e bloqueando o funcionamento dos que dependem do JAVA mais antigo.
O extensions.blocklist.enabled server para consultar no mozilla.org os plugins classificados como pouco seguros e impedir seu funcionamento.

Atenção

Não é possível utilizar diversos navegadores Firefox abertos, pois estes usam muitos itens em comum na máquina e acabam interferindo no funcionamento uns dos outros.

Tem que fechar todos os Firefox e abrir somente aquele com que se quer trabalhar.

Os certificados e configurações de rede, como o Firefox portable é projetado para operar independente e em qualquer máquina, faz necessário instalar os certificados novamente dentro de suas opções, mesmo que estejam já presente no ambiente e as configurações de rede nesta versão de Firefox funciona independente da máquina local ou configurações de domínio e devem se observadas no caso de uso de proxy.
Dica

Com este tipo de solução é possível criar diversos pacotes para diversas versões de JAVA.

Para facilitar a vida de quem abrir estes navegadores, fiz uma página HTML básica com os link que devem ser utilizados.

Até a próxima.

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário