terça-feira, 25 de outubro de 2011

O inimigo silencioso - pó

Anos sem aproximar daquele lugar, os barulhos surgem, tudo começa a ficar estranho e muitas acontecem sem explicação. O calor aumenta, está com a sensação de que tudo fica mais lento. Finalmente morre e nada mais.
Quando aparentemente era tranquilidade, jamais aconteceu antes, mas na verdade o problema se acumulou, obstruiu. Discretamente e muito lentamente o pó este componente presente no ar é um assassinos de usuários despreparados. Empresas caem diante dele, gastam muito para se recuperar.

É um agente silenciosos no começo, mas dá suas pistas. Afeta indiscriminadamente, mas sua preferência é sempre quem tem ventilação forçada. Notebook, computador, nobreaks de potência e projetores são seu principal alvo, pois todos tem ventoinhas que puxam o ar em alto fluxo, para refrigerar. Depois temos mouse, teclados e celulares.
Veja aqui mais sobre o pó, mas no geral é seu!!!

Como o pó afeta teclados e mouse?
Com o mouse  a influência é sentida muito mais quando se usava um esfera(bolinha) que rodava pra dar o movimento. Nos ópticos também afetado o movimento, pois fica preso na base do mouse. São pouquíssimos fabricantes que usam plásticos antíestáticos na construção do mouse. Estes você consegue até diferenciar pelo preço, tive um caríssimo mouse Microsoft que comprei em 1997 e só pifou a menos de dois anos e dificilmente agregava o pó em seus eixos(isso mesmo não é óptico). Outro  ponto preferido é o scroll(rodinha), que serve pra rolar as páginas.
Nos teclados é clássico o acumulo que causa o aumento de sua força para pressionar a tecla ou até mesmo o travamento. Muito sentido em teclado superfinos como de notebook e celulares. Também há acúmulos de comida e café. rsrsrs

Nos computadores.
O pó dificulta a dissipação de calor e consegue alterar as tensões elétricas de diversas partes do equipamento. Por consequência também consegue alterar as frequências(Hz) de diversas partes.
A dois locais críticos o fonte de alimentação e a região do processador.
Na fonte o pó causa oscilação nas tensões de alimentação, péssimo para tudo.
Na laca mãe se inicia do processador. Onde o acumulo principal se dá no dissipador em seguida a ventoinha, que dá ao menos um sinal, o aumento de ruído, indicando que já passou da hora da troca.
Vai lentamente se espalhando, nos reguladores de tensão do processador em volta do chipset.
Destravei muito computador simplesmente tirando o pó! Os reguladores de tensão se não forem limpos causa a parada da placa mãe.
Teve um cliente que solicitou a troca do equipamento, pois depois de alguns travamentos parou de funcionar. O local em que o equipamento se encontrava era em uma construção, e a cpu estava simplesmente enterrada no pó residual do local. Cliente não queria perder os dados importantes sem backup! Lá fui com um pincel e muito sopro desenterrar o coitado. Após uma meia hora o equipamento voltou a funcionar. O cliente fez o backup e depois trocamos o equipamento.

Nos Notebooks, laptops, netbook e afins
O alvo principal é como no computador o dissipador, mas diferentemente deste não é nada fácil de alcançar sem auxilio profissional. Não costuma se espalhar além deste ponto. O pó com o tempo tente a formar uma  espécie de pano felposo na saída de ar, causando o bloqueio. Fácil de detectar, aumento da temperatura próximo ao processador e travamento após algum minutos de uso.
Infelizmente a ventoinha deste é muito mais frágil que o do computador e se ficar por um longo período na alta temperatura vai ocorrer o travamento e consequente queima deste componente.

Unidades Removíveis
Pensaram que esqueci do velho floppy disk, hoje substituído por dvds ou pendrivers. Estes também sofrem com o pó, não o pendriver, pois tem contato direto com o ambiente. O floppy e Unidade de DVD por gerarem movimento rotativo causam uma espécie de sucção. Que com o uso prolongado podem acumular nas cabeças leitoras e dificultar a leitura e escrita das mídias.
No caso de DVDs e CDROM limpe a mídia antes de inserir no leitor.

A Solução
A verdadeira solução é a prevenção.
Assim como o backup de tudo que é importante.
Mas prevenção é difícil, pois é dinheiro gasto com algo que não aconteceu.
Nos notebook pode sair caro, pois como é asado com a estrutura do gabinete, pode ser impossível a recuperação do mesmo.
No mínimo uma vez ao ano, o melhor seria uma vez por semestre para a limpeza dos equipamentos.
Prestei serviço a uma seguradora que tinha um contrato de prevenção e um dos principais itens era a troca regular de todas as ventoinha das cpus ativas.
Nunca pararam por causa de hardware neste requisito!
Um equipamento bom pra lidar com limpeza do pó é o pressurizador de ar, com os devidos cuidados contra a eletricidade estática, é a melhor ferramenta pra quase todos o equipamento mencionados. O alcance deste em área que não podemos nem sequer ver é de grande ajuda.
Não podemos deixar de ter por perto um pincel!!!!
O aspirador não ajuda tanto, pois o pó tende a grudar e sem auxilio do pincel não se faz uma limpeza correta.
Para unidades removíveis existem kits de limpezas com álcool isopropílico.

Por isso quando estiver percebendo um aumento de ruído ou calor é hora da faxina.
Veja Também:

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário