quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Minha visão no Azure Summit Brasil 2014

Minha Visão no Azure Summit 2014

Com novidades supreendente que mostra a seriedade da Microsoft para se tornar o líder de mercado.


logotipo azure summit



Aqui em São Paulo nos escritório da Microsoft ocorreu o segundo encontro nacional da Azure.
Nunca tinha estado no local. Mas é bem elaborado os locais de treinamento da Microsoft. Estive apenas no dia mais técnico que foi o segundo em 11/10.

A Abertura foi com o Diretor Regional que foi pego desprevenido com uma ação de manutenção de seu ultrabook, uma atualização agendada que foi esquecida. Hilário.
Mas em termo gerais o Azure passa de Paas para Iaas sem restrição na plataforma de virtualização.
Linux, PHP, Apache, docker, Word express entre outra soluções estão disponíveis agora no Azure, pois seu foco agora é ser o maior fornecedor de serviços da nuvem.
Para isto a Microsoft criou praticamente outra empresa para este foco lucrativo e em crescimento.
As ferramentas apresentadas só estão disponíveis com um contrato entre os desenvolvedores ou representantes de maneira que a Microsoft dará o suporte a estas ferramentas.
Como exemplo vou citar o SUSE no qual é linux, mas com participação da Microsoft com a NOVELL. Para está distribuição há suporte completo pela microsoft.
Vendo agora o DEBIAN, não há suporte, pois não há uma empresa ou representante que possa firmar um contrato no moldes necessário, mas há imagens disponíveis pelo MSDNTECH, por sua conta e risco. Mas para migra em sua nuvem se estiver pronto não haverá restrições.
Outras empresas de nome no mercado que firmaram contrato com o AZURE  é Oracle, REDHAT, SAP, Hadoop e etc.
A IDE padrão desenvolvimento é o visual studio, que por sinal está virando um Saas e aceita um monte de variantes que antes era inimaginável como o Python.
Para desenvolvedores dizem com orgulho que  no AZURE é coberto todos os navegadores, plataformas moveis ou sistemas.
Há uma gerra declarada de preços com a AMAZON e seu AWS, consequência é máquinas linux saem mais baratos no AZURE e são um terço do preço de um Windows.
O sistema de banco de dados está um pouco limitado em plataforma sendo limitado entre o SQL Server da Microsoft e o Mysql.
No AZURE tem o cortana, que é um mecanismo que usa o poder do BIG DATA para prever situações e está totalmente disponível para desenvolvedores.
Outra Ferramente é um serviço de reconhecimento verbal em inglês que combina o machine learn reconhecimento e aprendizado de ações.

sites on-premises


Fiquei focado somente em infraestrutura, pois é  a área que mais me identifico.

Com Diego Henrique na palestra "O que há em IaaS no Microsoft Azure" mostrou como é fácil trabalhar com a virtualização e redes com o SDN. Onde há imagens prontas de diversos Linux das Distribuições Open Suse, CentoOS já definidos para se tornar um Paas. e a aceitação de ferramentas open para gerenciamento com o CHEF e Pumpt para orquestração das máquinas virtuais.
Um painel fácil de usar e configurar a elasticidade vertical(mais recursos para uma máquina) ou horizontal(mais máquinas para sua aplicação). Pagando somente quando o recursos é alocado. Esses ajuste podem ser automatizados dispensando monitorias em tempo real.
A segurança na replicação em diversos datacenter espalhados pelo mundo, certa de 16 no total e inclui o Brasil.
Sendo Microsoft há a facilidade de usar a estrutura de AD de sua empresa para autenticar os seus cliente motivando o uso de um ID único.
disaster recover

Disaster recover e Segurança foi dado o recado, com Daniel Donda e Marcos Tupinambá.
Tem fácil capacidade de recuperação de sites, serviços e arquivos.
Estar nas nuvem não significa que devemos relaxar, achando que a empresa prestadora é responsável  por tudo. Onde seus dados de backup ficaram e com qual frequência ainda é tarefa dos administradores. Monitoria e log também é dos administradores. Mas não mais necessidades de tantas minúcias como em um ambiente interno e é só.

Mostrando a nova posição da Microsoft sobre software open por Giovanni Bassi, foi passado a utilização do docker para criar contêiner de aplicações no Linux. E reforçando a posição uma máquina Linux é mais barata no Azure que uma máquina Windows. Mostrando que o AZURE veio pra ficar o Iaas de maneira séria e criar uma liderança. Mas não é qualquer produto open que tem essa facilidade, a Microsoft em seus templates tem somente os que conseguiu contrato para suporte. O Drupal, Chef e Docker são alguns.
Na verdade parece que o Azure tem um caso de amor agora com software OPEN. :)
E recentement o docker foi copilado para funcionar da mesma maneira no Windows 2012 server.

Nesta palestra foi mostrado com sucesso a nuvem operando na prática em pequena escala com um filserver e um AD. Realmente impressionante. É por isso a campanha de nuvem híbrida da Microsoft, realmente funcional. Mas não se esquecem para que a experiência se torne realmente prática os link principalmente devem ter qualidade.
Cloud hibrida

No final com Fabio Hara foi apresentado o Azure pack, que é um pacote de interface para ser criado em sua empresa com características do AZURE, só um alerta, para utilizar todos os serviços microsoft tem que estar devidamente configurado e ter no mínimo uns 6 servidores, para que seja realmente produtivo.

Em Resumo:

  • Azure com Iaas se tornou uma força considerável no mercado Cloud e não deve ser desprezado.
  • Azure vai bater de frente em preços com qualquer um e seu alvo atual é o AWS.
  • Azure não vê limitação de plataforma.
  • Azure tem suporte a todos os produtos que ele fornece.
  • Azure é o primeiro em nuvem com a Oracle.
  • Azure pode ser utilizado em sua empresa com o Azure pack.
  • Azure prega a nuvem hibrida.
  • A Microsoft é atualmente é a 10 empresa em capital no mundo.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário