segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O que é NFV

O que é NFV?

Com o crescimento da computação na nuvem(Cloud Computer) novas funções estão sendo criados para aumentar a elasticidade do serviço. Abaixo uma pesquisa rápida sobre o NFV - Network Function Virtualization(Função de virtualização da rede)



Em um mar de sopa de letrinhas nasce um novo termo que vincula com SDN, SDI, VIM, MANO e SDOs surge o NVF.
Nascido em Outubro de 2014.

Que está sendo coordenado principalmente pela INTEL e RED HAT com o apoio da European Telecommunications Standards Institute (ETSI) e Linux Foundation. Assim entra em cena o OpenStack para receber essa futura implementação.

O papel da intel está em utilizar para trafego de dados criptografados os recursos do processador Xeon E5 processor que suporta AES-NI data-encryption technology. Com os jogadores em campo e o objetivo claro de redução de custo e simplificação na estrutura de rede virtualizadas.

Como seria isso?

È a substituição de funções proprietárias de configuração de hardware como switch e roteadores por funções genéricas na virtualização.

Vamos a um exemplo hipotético só para melhor visualizar. Como sabe cada desenvolvedor de hardware tem seu próprio modelo de ambiente de configuração com versões muitos diferente, é assim com a DELL e CISCO. Para chegar ao mesmo resultado teríamos que aprender a configurar todos os modelos, pois que mais manda no mercado é o custo. O mais barato e que faz o serviço normalmente é comprado e assim sua infraestrutura fica como uma colcha de retalhos.

O NFV vem para ficar por cima desta situação e padronizar dentro apenas do ambiente virtualizado o acesso a determinadas configurações dos equipamentos. E ai surge o beneficio de redução de custo e aumento de eficiência.

Mas seu objetivo inicial será o transito de dados criptografados, por isso a menção do processador da INTEL.

Os principais fabricantes como a CISCO, HP, IBM, Juniper Network  já estão participando.

Não há nada no OPNFV agora, pois o projeto está engatinhando e na sua comunidade apenas a promessa que em 2015 teremos algo.

A única certeza é que o Openstack irá recebe-lo e irá operar com o SDN.

Até a proxima!

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário