segunda-feira, 16 de maio de 2011

SEO - e-marketing

Olá a todos,

Vou dar aqui parte de minha experiência nesta área.

O devemos ser!

Vou começar dizendo o que nos diferencia do spammer.
  1. Somos aceito pelos clientes de maneira consciente e bem clara;
  2. Tem que existir uma maneira clara de se desligar do assunto;
Sobre o primeiro item, devemos ter em mente que o cliente deve nos apreciar pra poder ter uma boa comunicação. É extremamente irritante quando recebemos um e-mail de um fornecedor sem aviso prévio. Tenho isso na pele.
Então devemos antes de enviar o nosso panfleto(e-mail maketing/e-marketing), pedir ao nossos cliente que recebam.
Um e-mail prévio como uma carta de apresentação será uma boa idéia.
No site onde a campos de contatos ou orçamentos tem que ter a opção(viu é uma opção) que o novo contato receber ou não nossos futuros panfletos.
E devemos acima de tudo respeitar aqueles que não querem receber, pois se agirmos diferentes seremos classificado como spammers, com sua devidas punições.
A outra parte importante é poder realmente se desligar.
Pois as vezes eles mudaram de cargo ou então não interessa mais ou então contrataram infelizmente outro fornecedor e etc.
O fato é não se tornar chato e impertinente. Então eles te responderá de maneira agressiva ou pior te classificara com spam.
"Te digo é melhor não ter alguém que não quer, do que criar o inferno na terra."
Podemos planejar uma reconquista deste cliente de formas mais pessoais, como um telefonema ou almoço.

Mas porque está preocupação de ser um spammer?

Você pequeno empresário que fará a besteira de compra um software de e-marketing e pacotes de 1 milhão de e-mail.
Saiba que além do próprio usuário final há também máquinas de olho em seus e-mail. E estas não tem argumentos quando te classificarem como spammer. Poderá perder principalmente grandes corporações, que as utilizam a fim de aliviar seu tráfego de e-mails.
Um caso rápido é o vírus que contaminou o sistema da locaweb(ler aqui) e utilizou seus servidores pra tal propósito. Em poucos minutos os sistema automáticos de spam bloqueavam qualquer e-mail que viesse dos servidores locaweb. Apesar da rápida intervenção, todos os cliente locaweb foram afetados no nível mais grave(fora do ar) ao mais leve(bloqueio de seus e-mails). Acreditem até uma grande corporação conseguir te eliminar de tal situação é demorado, e causou por dias muitos prejuízos e perda de clientes.
O que aconselho é evitar o uso de software avulso e contratar os serviços de um provedor especializado, assim você ganha:
  • Um mecanismo confiável;
  • Suporte de plugins pra seu site;
  • Um sistema de relatório realmente eficiente;
  • Suporte pra outro sistema como analytic da google;
  • Histórico ao longo do tempo se suas campanhas;

Tudo isso acima utilizando sua base de dados confiável e já aceita.

Criando seu próprio e-marketing

Estou utilizando no momento o sistema da locaweb, que se adequa a diversos órgão de combate a spam.
Pra se sincero é bem facil.
Crie uma conta de e-mail próprio pra esta função.

Simplesmente exporte sua base de dados com um mínimo de informação.
O nome e o e-mail, depois crie sua mensagem publicitária e fique de olho nos famosos bounces(erros de diversos tipos) que aparecerão no relatório.
Vá em Formulário de cadastro e gere o código necessário pra incluir no seu site, fale com o webmaster pra poder modificar adequadamente.
Assim os novos clientes do site já estarão enquadrados nos termo legais.
O help é bem completo e há suporte on-line disponível.

Terceirização

Mas pra quem ainda não tem uma base de dados aconselho contratar um terceirizado que utilizara a própria base de dados e te dará os relatórios, mas não os e-mails que ele utilizou.
O fato de não mostrar o banco de dados é evitar a tentação de se fazer uma cópia. E quando você consegue ler são de contas temporárias contratadas pra não mostrar os verdadeiros e-mails.

Onde está o SEO?

Está em um código que você pode adicionar do analityc da google que somará os dados do e-mail permitindo uma base de analise mais sólida.
O codigo é do tipo "http://www.locaweb.com.br /?utm_source=mailmarketing_padrao&utm_medium=emailmarketing&utm_campaign=campanha_vendas_julho"

O nível de sucesso.

Bem está parte é dolorida de se comentar, mas é baixo.
Não espere um sucesso de visualização melhor que 10% e os cliques abaixo de 1%.
Então,porque utilizo? Funciona como feiras de eventos, mostra que meu negócio está no mercado ainda.

Veja mais em:

Boa Sorte!
fonte:
  1. e-marketing/google: http://blog.locaweb.com.br/produtos/medindo-o-sucesso-de-seu-email-marketing-com-o-google-analytics/
  2. locaweb e-marketing: http://demo-lmm.emailmkt.locaweb.com.br/admin/?page=home
  3. como funciona o anti-spam: http://www.tecmundo.com.br/2407-como-funcionam-os-sistemas-anti-spam.htm
  4. órgão antispam nacional: http://www.antispam.br/

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