terça-feira, 23 de agosto de 2011

Outlook - Dicas prevenir e corrigir uma corrupção!

Olá a todos!

Outlook é um cliente de e-mail, agenda, contatos e algumas coisas a mais.
Muito utilizado na verdade apenas como cliente de e-mail, até o contatos é renegado a segundo plano.

Faz parte do Office da Microsoft é de longe o mais utilizado pacote de suite de escritório. Tanto que já me perguntaram onde fazer download para o Ipad, isto até o momento não existe.

Mas o Outlook sofre de um problema cronico de espaço do próprio banco de  dados, tem um limite de 2GB, e o principal consumidor são os anexos de e-mail.
È sua principal ruína, pois quando se aproxima deste tamanho é sinal de corrupção.

Prevenção
Então para se prevenir contra a perda de informações o melhor é o backup.

Leia também:
O arquivo principal do Outlook é o outlook.pst. Os arquivos com a extensão ".pst" são os bancos de dados. O que fica normalmente fora do ".pst" são a assinatura e a configuração da conta de e-mail. O mais prático é o backup da pasta inteira, localizado dentro da pasta Documents and settings\usuário ativo\dados de aplicativos\Microsoft\Outlook. Uma pasta que pode ser considerada é da assinatura a "signarute", caso tenha criado.
No windows XP ficaria assim:
local e arquivos padrão

Outros recursos presentes ao próprio Outlook que devem ser usados:

  • Compressão  interna do Outlook, isto melhora a velocidade do aplicativo e aumenta o tempo de vida. Clique na pasta particular, vá em propriedades, tamanho e use comprimir. Este recurso pode ser aplicado a cada subitem como contatos ou itens enviados. Mas o melhor mesmo é da pasta particular.
  • Arquivo morto é um recurso que cria um ".pst" auxiliar pra prevenir erros,mas também sofre o limite de 2GB. o arquivo crido tem o nome de "arquivo morto.pst"
  • Lixeira sempre limpa, e-mail importante deve ser arquivado em outra subcaixa.
  • SPAM sempre apagados, não é boa ideia mantê-los, pois podem portar algum tipo de código malicioso.
  • Crie subcaixas de entradas e classifique seus e-mails, a organização facilita a recuperação. Aqui pode ser criado outro arquivos ".pst" para prolongar e aumentar a segurança.
  • Mova o outlook.pst para um local fácil de encontrar, pois assim fica melhor para fazer o backup.
Não finalize a força o programa, pois ai você esta criando a corrupção. Dica séria evite o uso do word para editar/criar seus e-mails.

Sobre o arquivo morto, minha experiência mostra que pode ser confuso aos usuários, pois fica fora do painel principal. O melhor é criar mais arquivos '".pst"
e torná-los subcaixas de entrada, usando o recursos de filtro do Outlook pode direcionar o e-mail direto nesta pasta. Assim desligo o recurso de arquivo morto.

Correção
Para correção temos um programa chamado "scanpst.exe". Este é sempre chamado quando o próprio Outlook sente que foi finalizado a força.
Mas quando surge a mensagem:

Gerado por:
  • e-mails corrompidos;
  • Atingindo valores de tamanho próximo aos 2GB;
  • Vírus;
Antes devemos simplesmente criar uma cópia do arquivo outlook.pst no mesmo local de preferência. Agora execute o "scanpst.exe" e siga o passos que ele pedir. Este fica na pasta Arquivos de programas\arquivos comuns\system\Mapi\1046.
local do scanpst.exe

Lembrando que é apagado o item que tiver corrompido.
Terminado com sucesso é fechar o programa e iniciar o Outlook.
Sem sucesso, recupere o backup abra o corrompido e copie manualmente a diferença de e-mails e contatos.

Veja também:
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário